Informações sobre Psicobiologia


Volta

Sou estudante de biologia e fiquei encantada com seu trabalho "O Poder do Riso" publicado na revista  Cérebro & Mente, o qual li no site http://intermega.com.br/biotemas/index.html
Estou cursando o 2º ano e, como muitos, ainda não sei por qual área tenho maior interesse ou em qual me especializar. Tenho muita curiosidade em relação a Psicobiologia e gostaria, se possível, que me indicasse alguma literatura para quem está começando a estudá-la.
Desde já agredeço,

Flávia Accetturi

-------------------------------------
Sou aluno do curso de biologia e fiquei bastante interessado em seu trabalho! :) parabens!
Tenho muita curiosidade em relação a Psicobiologia e gostaria, se possível, que me indicasse alguma
literatura para quem está começando a estudá-la.
Obrigado!!

Sammy Leal

-----------------------------------
Sou estudante de Farmácia e tenho interesse na Psicobiologia. Poderia me dar algumas informações?

Carlos Primo

--------------------------------------

Prezada Flávia, Sammy e Carlos:
Respondo de uma só vez para vocês, pois as recomendações são as mesmas, neste caso.

A Psicobiologia é uma área fascinante. Ela nos faz chegar mais perto da compreensão de um dos mais intrigantes mistérios da vida: os processos pelos quais nos movemos, lembramos, pensamos e tantos outros. E sua finalidade é nobre, pois, ao compreendermos melhor esses processos, estamos caminhando no sentido de contribuir para prevenir, atenuar ou extinguir os distúrbios mentais. Esta caminhada é lenta e muitas vezes leva-se gerações e gerações para para se concretizar este objetivo mais ousado, por isso, o candidato a psicobiologia ou a qualquer outra área das neurociências deve compreender desde cedo que ele será o responsável por colocar um "tijolinho em uma complexa construção", caso contrário ele poderá se frustrar. Porém, o mais motivante disso, é que, este "tijolinho" é repleto de  conhecimentos, investigações, descobertas, apresentações e publicações dessas descobertas.

Para iniciar , sugiro explorar três frentes de conhecimentos em paralelo:
1. Entenderem o que é a Psicobiologia, suas linhas de pesquisa, os centros que oferecem as linhas que mais lhe interessaram. Para tanto, veja um breve conceito desta área em: What is Psychobiology?
http://www.southampton.liu.edu/academic/mprogram/socsci/psybio/overview.html . Entre também nos sites das Instituições que trabalham nesta área, como USP, UNIFESP, UFRN, etc. Veja algumas linhas de pesquisa e orientação em:
http://www.usp.br/ip/posg/nec/nec_pesquisa.htm. Veja algumas das disciplinas que se oferece, em:
http://fisiologia.cb.ufrn.br/pg/disciplinas.html Tome conhecimento das principais áreas e escolha para explorar a que mais lhe interessa. Algumas delas são: comportamento animal, neurobiologia, psicofarmacologia, neurociências cognitivas, neuroendocrinologia, psiconeuroimunologia, psicologia fisiológica.

2. Leiam livros relacionados. Os que eu normalmente indico aos nossos alunos são, principalmente:
- Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência - Roberto Lent
São Paulo, Editora Atheneu, 2001 698 páginas.
- Psicofisiologia - As Bases Fisiológicas do Comportamento - Marcus Lira Brandão São Paulo, Editora Atheneu, 2001, 245 páginas.

3. Vejam como são realizadas algumas técnicas, em: Técnicas para o estudo do sistema nervoso. Editora Plêiade, São Paulo, 1999, 241 páginas. Veja algumas delas on-line em:
http://www.ib.usp.br/~gfxavier/

Acredito que este já será um bom início.

Boa sorte

Silvia Cardoso

---------------------------------
Profa. Dra. Silvia Helena Cardoso
URL: http://infonib.nib.unicamp.br/~cardoso/

Volta



 

Copyright Silvia Helena Cardoso, PhD
Correspondence