Original Article: HOW NATIVE LANGUAGE AFFECTS READING STRATEGIES
 
 

Idiomas ativam áreas distintas do cérebro
Por: Silvia Helena Cardoso,PhD e Renato M. Sabbatini, PhD

Uma pesquisa recente (janeiro de 2000) publicada na revista Nature Neurosciences relata que idiomas diferentes ativam áreas distintas do cérebro. Para verificar esse achado, os autores usaram o PET(Positron Emission Tomography) para medida do fluxo
sanguíneo, o qual monitorava a atividade cerebral de estudantes no momento em que faziam uma leitura em voz alta em sua
língua materna. Foram comparados alunos ingleses e italianos. Os resultados revelaram que os italianos utilizam mais a região
temporal superior do cérebro.Já os britânicos movimentam a região frontal esquerdae a temporal inferior.  O estudo pode ajudar
a compreender melhor a dislexia e outros problemas de leitura, bem como a maneira como a experiênciamodifica o uso do cérebro na leitura. Como a língua inglêsanão é perfeitamente fonética, e o italiano sim, acontece que os leitores de inglês têm que usar partes distintas docérebro para poder gerar os fonemas de forma correta, em relaçãoaos leitores em italiano.
 

Os Editores

 
Silvia Helena Cardoso, PhD. Psicobióloga, mestre e doutora em Ciências. Fundadora e editora-chefe da revista Cérebro & Mente. Universidade Estadual de Campinas. 
 
Renato M.E. Sabbatini, PhD. Diretor Associado do Núcleo de Informática Biomédica, Universidade Estadual de Campinas. 

Copyright 2000 Universidade Estadual de Campinas
Uma Iniciativa: Núcleo de Informática Biomédica
Data de publicação: 15.Jan.2000