Como Funcionam as Células Nervosas
Clique aqui para ver um vôo pelo neurônio Nota: Para ver este videoclip você precisará do RealAudio 5.0 ou plug-ins G2 instalados no seu browser. Por favor clique aqui se desejar nstalar o plug-in. |
O entendimento de como funciona o neurônio (a célula funcional básica do sistema nervoso) é fundamental para todos os processos tais como sensação, percepção, memória, emoção, cognição, etc.
Neste artigo, o segundo de uma série sobre os fundamentos do neurônio, você aprenderá como alguns íons inorgânicos, a membrana celular e processos básicos, tais como a difusão e o transporte iônico, geram uma de suas mais básicas e importantes características, o potencial de repouso da membrana.
O potencial de repouso da membrana é uma carga elétrica de aproximadamente -65 a -70 milivolts que existe entre o lado interno e o lado externo da membrana. Esta pequena carga é a base de todos os fenômenos da bioeletricidade, isto é, a geração e uso de energia elétrica por células excitáveis, tais como o neurônio, para executar suas funções de armazenamento e transmissão de informação.
No último artigo desta série, na próxima edição, explicaremos como os neurônios transmitem informações ativamente por meio do potencial de ação. O potencial de ação é uma despolarização súbita e reversível (inversão do valor do potencial de membrana) o qual se propaga através dos dendritos e do axônio de um neurônio.
1. Íons,
Água e Membranas
2. Movimento
dos Íons: Difusão e Membranas
3. Movimento
dos Íons: Carga elétrica
4. Recursos
na Internet
Próxima
edição: Como Funcionam as Células Nervosas. Parte
II. O Potencial de Ação
Silvia Helena Cardoso, PhD. Psicobióloga, mestre e doutora em Ciências. Fundadora e editora-chefe da revista Cérebro & Mente. Universidade Estadual de Campinas. |
Renato M.E. Sabbatini, PhD. Diretor do Núcleo de Informática Biomédica, Universidade Estadual de Campinas. |
André Malavazzi Designer |