Estimulação Elétrica em Centros do Prazer
Videos de Experimentos

Por Silvia Helena Cardoso, PhD

Os videoclipes abaixos ilustram experimentos clássicos realizados no laboratório do cientista James Olds, na década dos 60s, utilizando ratos com eletrodos (fios metálicos) implantados nos centros responsáveis pelo prazer (hipotálamo), e que quando estimulados pelo próprio animal através de um interruptor elétrico, levam ao comportamento de auto-estimulação.

Para ver os fimes você deve ter o plug-in (programa auxiliar) software RealAudio 5.0 ou melhor em seu vizualizador. Clique aqui se você necessitar descarregá-lo.


 
Vídeo 1(19 seg.)

Neste experimento, os ratos aprendem a empurrar alavancas recompensados apenas por estímulos elétricos de certos pontos do cérebro que causam prazer. Descobriu-se, desta forma, centros específicos do prazer. Cada piscar da luz significa uma estimulação no cérebro decorrente da operação do rato de empurrar a alavanca 

Vídeo 2 (8 seg.)

Aqui, os ratos aprendem a empurrar uma alavanca disposta em uma extremidade para receber um estímulo nos "centros do prazer", e em seguida atravessar uma grade para alcançar a alavanca da outra extremidade. Quando a grade é eletrificada, os ratos são capazes de levar um forte choque nas patas para receberem o estímulo elétrico no centro do prazer. Nem mesmo ratos famintos aceitam se submeter a um choque violento para receber alimento.
 

Vídeo 3 (13 seg.)

Este rato está "viciado" em morfina. Ele aprendeu que cada vez que ele aperta a alavanca, uma gota de morfina é liberada, causando-lhe prazer. Na continua exposição à droga, o desejo de consumi-la aumenta.

Veja também os artigos:


Por James Olds, Laboratório da Universidade de Michigan, Michigan, 1962
Coordenação e elaboração de textos e imagens: Dra. Silvia Helena Cardoso, Editora-chefe, Cerebro & Mente
Captura de vídeo: Gisele Felippe Rodrigues, webmaster, Núcleo de Informática Biomédica, Unicamp
Servidor de RealVideo: cortesia de WebPraxis International


Revista Cérebro & Mente 3(8), jan/mar 1999
Uma Realização do Núcleo de Informática Biomédica
Copyright (c) 1998 Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Publicado em 18/Jan/1998
URL: http://www.epub.org.br/cm/n08/doencas/drugs/videorat.htm
sabbatin@nib.unicamp.br