Julius Wagner von Jauregg
Uma Breve Biografia


 

Julius Wagner von Jauregg nasceu em 7 de março de 1857, em Wels, na Áustria. Seu pai foi cavaleiro (Ritter) do Império Germânico.

Ele estudou medicina na Universidade de Viena entre 1974 e 1880, onde também trabalhou com Salomon Stricker no Instituto de Patologia Geral e Experimental, obtendo seu doutorado em 1880. De 1883 a 1887, trabalhou com Leidesdorf na Clinica Psiquiátrica, embora seu treinamento originalmente não tivesse sido em patologia do sistema nervoso. Em 1889 ele sucedeu ao famoso Richard von Krafft-Ebing na Clínica Neuropsiquiátrica da Universidade de Graz, onde deu início às suas pesquisas sobre bócio, cretinismo e o papel do iodo. Em 1893 ele tornou-se Professor Extraordinário de Psiquiatria e Doenças Nervosas, e diretor da Clínica de Psiquiatria e Doenças Nervosas em Viena, sucedendo a Meynert. Dez anos mais tarde, em 1902, Wagner-Jauregg passou a trabalhar na clínica psiquiatrica do Hospital Geral, retornando ao seu antigo posto a partir de 1911.

A principal linha de trabalho seguida por Wagner-Jauregg por todo o restante de sua vida foi relacionado ao tratamento das doenças mentais, utilizando febre induzida. Em 1887 ele passou a investigar os efeitos de doenças febris sobre as psicoses, fazendo uso de injeções de erisipela e tuberculina (descoberta em 1890 por Robert Koch). Como esses métodos de tratamento não funcionassem a contento, ele tentou, em 1917 a inoculação de parasitas da malária, que se comprovaram ter grande sucesso em casos de demência paralítica, ou paresia geral, causada por neurossífilis. Esta descoberta trouxe o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina para ele. Sua principal publicação foi um livro intitulado "Verhütung und Behandlung der progressiven Paralyse durch Impfmalaria (Prevenção e Tratamento da Paralisia Progressiva Através da Inoculação de Malária) no Memorial do Handbuch der experimentellen Therapie, (1931).

In 1928, Wagner-Jauregg aposentou-se da Universidade, mas continuou gozando de boa saúde e mantendo-se em atividade até a sua morte, em 27 de setembro de 1940.

Para Saber Mais


Em: A História da Terapia por Choque na Psiquiatria

Por: Renato M.E. Sabbatini, PhD

Fonte: Revista Cérebro & Mente, Dezembro 1997/Março 1998