Sexo: Tire Suas Dúvidas

Orgasmo Masculino

10 de 13



Túbulos dentro dos testículos levam a cerca de uma
dúzia de pequenos dutos que drenam no epidídimo, um
tubo fino que ajuda a remover espermatozóides em direção
ao pênis e aumentar a capacidade fertilizadora do esperma.
O duto do
epidídimo se conecta com os dutos deferentes que
cruzam a cavidade pélvica ao lado da bexiga, por cima da uretra e de volta para a bexiga, onde encontra o duto seminal do outro
testículo.
Próstata: secreta a maior parte do fluido seminal e,
juntamente com as vesículas seminais, é envolvida na
manutenção e atividade dos espermatozóides.
Glândula de
Cowper
: também contribui para a produção de fluido seminal.
Testículo - órgão oval contendo células intersticiais ou
suportadoras e centenas de túbulos espiralados dentro dos
quais o esperma é formado.
A relação sexual culmina e termina no orgasmo, um processo no qual o homem expele sêmen, contendo células espermáticas e um plasma seminal que contém água, sais, nutrientes celulares e metabolitos.

A habilidade masculina de produzir e secretar sêmen, assim como de funcionar sexualmente, é dependente de hormônios andrógenos, que circulam no corpo masculino.

Como a ejaculação e depois o orgasmo são essenciais para a fertilização, e desde que as respostas masculinas são geralmente mais rapidamente induzidas, o homem alcança o orgasmo mais consistentemente durante o coito do que a mulher.

No orgasmo, o pênis se contrai ritmicamente para expelir o esperma e o sêmen, um processo chamado ejaculação.

O processo ejaculatório ocorre em dois estágios:

1. envolve contrações do trato genital inteiro - do epidídimo (veja figura), dutos seminais, às vesículas seminais. O fluido da glândula prostática é bombeado para a uretra superior onde se junta com fluido dos dutos e vesículas seminais. Durante a fase orgásmica, o fluido prostático é continuamente adicionado ao conteúdo do fluido seminal através de contrações regulares repetidas da glândula prostática. Assim que o processo ejaculatório começa, o esfíncter (anel muscular) na bexiga se fecha, prevenindo que o fluido seminal volte para a uretra prevenindo também que a urina seja expelida juntamente com o fluido seminal.

2. O segundo estágio da ejaculação começa com um relaxamento do esfíncter uretral na base da próstata, permitindo que o fluido seminal flua no bulbo uretral distendido e na uretra peniana. A contração de músculos no períneo (região entre testículos e ânus) e no pênis propelem o fluído ao longo da uretra peniana. O primeiro terço de fluído seminal expelido contém cerca de 75% de todo o esperma na ejaculação (4). A última parte da emissão consiste em grande parte de fluidos da vesícula seminal e da glândula prostática. O homem é comumente incapaz de experimentar um segundo orgasmo, exceto depois de um período de recuperação.

Voltar para a primeira página deste artigo


Autor: Dra. Silvia Helena Cardoso, PhD, Psicobióloga.

Realização: Núcleo de Infomática Biomédica

Copyright 1997 Universidade Estadual de Campinas