5 de 13

Primeira Fase de Excitação

Veja a próxima fase de excitação

Normal

Fase de excitação


Na excitação, o corpo se prepara para a atividade sexual contraindo músculos e aumentando a frequência cardíaca e fluxo sanguíneo no pênis, tornando-o ereto; na mulher, as paredes vaginais se tornam úmidas, a parte interna da vagina se torna alargada e o clítoris aumenta de tamanho.

Homem

Mulher

Alterações genitais: A ereção peniana é resultante de uma massiva vasocongestão (concentração de sangue nos vasos sanguíneos nos três corpos cavernosos que percorrem toda a extensão do pênis). O sangue arterial é coletado no pênis. Vasocongestão e engrossamento da pele escrotal estão envolvidos na elevação do saco escrotal.

A posição coital tem um papel na determinação de quais grupos de músculos exibirão a miotonia (aumento da contração muscular) envolvendo músculos voluntários e involuntários durante a resposta sexual.

A elevação testicular é alcançada através do encurtamento do cordão espermático e contração involuntárias dos músculos.

Observa-se também um umento no pulso e pressão sanguínea,

E um umento no suprimento sanguíneo à superfície do corpo resultando no aumento da temperatura da pele, respiração rápida, e um aumento geral da contração muscular.

Alterações genitais: Expansão clitorial e lubrificação vaginal. A tumescência (inchaço) das glândulas é resultado da vasocongestão e sempre acompanha tensão sexual.

Vasocongestão é encontrada em um número de diferentes regiões do corpo, tais como mamilos, pequenos lábios e o clitoris.

Ereção dos mamilos e um leve aumento de seu tamanho é resultado da vasocongestão.

Miotonia também está envolvida.

Aumento no pulso e pressão sanguínea;

Aumento no suprimento sanguíneo à superfície do corpo resultando no aumento da temperatura da pele, respiração rápida, secreção de fluídos, expansão vaginal e aumento geral na tensão muscular.

Veja a próxima fase de excitação

5 de 13

Ir para a primeira página deste artigo


Voltar para a primeira página deste artigo


Autor: Dra. Silvia Helena Cardoso, PhD, Psicobióloga.

Realização: Núcleo de Infomática Biomédica

Copyright 1997 Universidade Estadual de Campinas