7 de 8

Os animais sonham?

De acordo com registros eletroencefalográficos dos estados do sono de animais, é possível acreditar que alguns animais sonham.

O sono REM, o "sono dos sonhos", têm sido registrado na maioria dos mamíferos estudados, por exemplo, entre ratos, gatos, cães, macacos, gambás e elefantes e também em aves (Britânica, 307). Dos mamíferos, somente a equídna (animal semelhante ao porco espinho) não apresenta sono REM (Alison et al., 1972, BN 615).

Pelo fato do sono REM ter sido observado em mamíferos e aves, mas não em répteis, Jouvet sugeriu que o sono REM pode ser um processo filogenético relacionado aos animais de "sangue quente".

O sono REM aparece aproximadamente a cada 90 minutos em seres humanos e aproximadamente a cada 25 minutos em gatos. Cada episódio dura por vários minutos.

Porcentagem comparativa de alerta e sono REM em alguns animais (Based on Rojas-Ramirez and Drucker-Colin, 1977 BN, 615)

Sujeito Alerta REM
Gato 42.3 15.5
Vaca 82.6 1.6
Gambá 19.2 23.3
Macaco Squirrel 17.0 22.9
Echidna 64.2 0
Homem 60.6-76.3 6.6-10.6

Por que alguns animais dormem pouco?

A quantidade de sono nos animais é inversamente relacionada ao grau pelo qual as espécies devem lidar com o perigo predatório, ou seja, as espécies vulneráveis a predadores tendem a dormir menos (Allison e Circhetti, 1976, BN 615). Este fato não é surpreendente, desde que pode-se observar que os animais são altamente responsivos ao ambiente externo mesmo durante o sono profundo. Alguns animais grandes como os elefantes, vacas, cavalos, jumentos, também dormem pouco e isto pelo fato de eles gastarem grande quantidade de tempo fazendo estocagem de alimentos.


8 de 8


Autor: Dra. Silvia Helena Cardoso, Psicobióloga, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. É professora convidada e pesquisadora associada do NIB/UNICAMP , editora-chefe e idealizadora da Revista "Cérebro & Mente".