Egas Moniz
Uma Breve Biografia

Retrato de Egas MonizAntônio Caetano de Abreu Freire Egas Moniz, médico e neurocirurgião português, nasceu em Avença, Portugal, em 29 de novembro de 1847. Ele foi o inventor da leucotomia prefrontal (também conhecida como lobotomia frontal), como um método cirúrgico para o tratamento radical de diversos tipos de doenças mentais (psicocirurgia). Por seu trabalho nesta área, Moniz recebeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1947, conjuntamente com o fisiólogo suiço Walter Hess.

Moniz estudou medicina na Universidade de Coimbra e neurologia nas Universidades de Bordeaux e Paris. Ele retornou à Universidade de Coimbra como catedrático de neurologia em 1902, mas logo abandonou a medicina por uma carreira política, primeiro como deputado no parlamento português (1903-1917), e posteriormente como ministro das Relações Exteriores (1918) e embaixador na Espanha (1918-1919), sob a Primeira República. Ele deixou a política em 1920, e retornou à vida médica e universitária como professor na Universidade de Lisboa, onde ficou de 1921 a 1944. Alí, ele desenvolveu, em 1927, a técnica de radiografia contrastada dos vasos do cérebro (arteriografia), que mais tarde se tornou um valioso método para o diagnóstico de várias doenças cerebrais, tais como tumores, aneurismas, malformações vasculares congênitas, etc.

Em 1936, Egas Moniz e seu colaborador Almeida Lima, desenvolveram pela primeira vez uma técnica cirúrgica para interromper as fibras nervosas que conectam o tálamo (um relé intermediário para a informação sensorial que chega ao cérebro do exterior) e o córtex prefrontal (já conhecido, na época, como uma estrutura cerebral que estava envolvida nas faculdades intelectuais superiores, bem como no controle das emoções). Sua técnica foi largamente utilizada em todo o mundo nas décadas seguintes, e Moniz recebeu muitas honrarias e o reconhecimento científico, culminando com o Prêmio Nobel.

O O Dr. Egas Moniz ficou paralítico como resultado de um atentado a tiro por um de seus ex-pacientes. Ele faleceu em Lisboa, Portugal, em 13 de dezembro de 1955.


Para Saber Mais



De: A História da Psicocirurgia
Autor: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Fonte: Revista  "Cérebro & Mente", Junho 1997

Página anterior Próxima Página
9 de 15  páginas