Ventrículo Lateral

Partes do Ventrículo Lateral. Horn = corno

Os dois ventrículos laterais são os maiores de todos os ventrículos do cérebro.

Seu formato é irregular. Cada um consiste de uma parte central, com cornos (horn) anterior, posterior e inferior.

Corno Anterior
(frontal)

É anterior ao foramen interventricular. Seu teto e borda anteriores são formados pelo corpo caloso, sua parede vertical medial, pelo septo pelúcido. O assoalho é formado pela cabeça do núcleo caudado.

Parte Central

Estende-se sob o corpo do corpo caloso. Medialmente, limita-se com a parte posterior do septo pelúcido. Abaixo, com partes do núcleo caudado, tálamo, plexo coróide e fórnix.

Corno Posterior (occipital)

Estende-se no lobo occipital. Seu teto é formado pelo corpo medular do cérebro.

Corno Inferior (temporal)

Atravessa o lobo temporal. Seu teto é formado pela substância branca do hemisfério cerebral. Ao longo da borda medial está a stria terminalis e a cauda do núcleo caudado. O núcleo amigdalóide forma uma saliência na parte terminal do corno inferior. O assoalho e a parede medial são formados pela fímbria, pelo hipocampo e eminência lateral.

À esq- secção transversal mostrando o plexo coróide (em roxo) nos ventrículos.
À direita- visão isomética dos ventríiculos mostrando também o plexo coróide.

Secção coronal do cérebro (visão posterior)

O plexo coróide (choroid plexus) do ventrículo lateral, é uma evaginação de vasos envolvidos pela pia mater (meninge protetora do cérebro) projetando-se na cavidade ventricular e cobertos pela camada epitelial de origem ependimal).

Um processo triangular de pia mater projetando-se para cima dentro do ventrículo lateral cobre a borda lateral do fornix e é conhecida como tela coróidea.


Autor: Dra. Silvia Helena Cardoso, Psicobióloga, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. É Pesquisadora associada e Professora convidada do NIB/UNICAMP , editora-chefe e idealizadora da Revista "Cérebro & Mente".

2 de 11

  Center for Biomedical Informatics
State University of Campinas, Brazil

Silvia Helena Cardoso, PhD
Editor-in-Chief

Copyright 1997 Universidade Estadual de Campinas
ISSN 1414-4018