Memória Fotográfica II (continuação do número 01)

Concordo com a Dra. Sílvia que o meio cultural pode favorecer a memória fotografica, acrescentando que pode, tambem, desfavorecer. O ensino da leitura (alfabetização) é predominantemente verbal (sonoro). Penso que isso privilegia o sistema auditivo em detrimento do visual.

José Carlos Camargo


O meio cultural desfavoreceria a memoria se ele fosse absolutamente pobre em estimulos, o que dificilmente ocorre. Em se considerando a linguagem, o que poderia parecer a primeira vista um processo de estimulacao pobre, pode na verdade utilizar de outros recursos mnemonicos associativos de grande valor.

Nao creio que nosso sistema de alfabetizacao favoreceria o sistema auditivo em detrimento do visual, porque, durante o aprendizado, a crianca e' levada a utilizar recursos auditivos (o som das vogais e consoantes, o som silabicos, em geral), assim como visuais (a forma das letras e do encontro entre vogais e consoantes, a figura de objetos apontados e nomeados durante a apresentacao dos sons, a apresentacao do posicionamento da lingua e labios durante a emissao dos sons caracteristicos do alfabeto, ou dos encontros silabicos).

Devo chamar atencao, ainda, para o fato de a linguagem consistir em uma atividade cortical muito desenvolvida e complexa, necessitando, para se dar um bom desempenho, de areas corticais diversas, como a area anterior da linguagem, a qual e'responsavel pela palavra falada, e a area posterior da linguagem, cuja funcao se expressa na compreensao da palavra falada (ouvida) e escrita (vista).

Lesoes na area de Broca e de Wernicke provocam as afasias motoras e sensitivas, respectivamente. Considerando esses fatos, creio que devemos ter em mente que, para a formacao de um engrama durante a formacao da linguagem o cortex cerebral deve utilizar recursos motores, visuais e sonoros, para que se processe um aprendizado adequado.

Sera que a presenca de um circuito neural responsavel pela memoria fotografica, que pudesse ser utilizado durante a formacao de engramas na linguagem, nao favoreceria o aprendizado mesmo em situacoes pobres em estimulos? Poderia a pobreza de estimulos ser compensada por uma rede neural mais complexa, ou a presenca de situacoes ricas em estimulos e' que favoreceria o surgiemnto de uma rede de conexoes nervosas mais exuberante?

Norberto Cysne Coimbra, MD, MSc, PhD, Professor de Neuroanatomia, Neurocientista, Biologista Molecular, Faculdade de Medicina da Ribeirão Preto, Universidade Estadual de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.


Date: 21 de Abril de 1997
From: José Carlos Camargo j.c.camargo@acs.com.br
To: brainstorm-l@server.nib.unicamp.br
Subject: Memória Fotográfica (continuação do número 01)

A muito bem fundamentada resposta do Dr. Norberto não conflita com a pergunta por mim formulada. Com efeito, ao indagar sobre o privilégio dado pelo ensino ao sistema auditivo, tal não estava a significar que os sistemas visual e cinestésico tenham sido abandonados, mormente sabendo que o cérebro registra sons em cores. Bem por isso, estamos concordes. Agora, a indagação formulada pelo nobre Dr. Norberto - "Sera' que a presenca de um circuito neural responsavel pela memoria fotografica, que pudesse ser utilizado durante a formacao de engramas na linguagem,nao favoreceria o aprendizado mesmo em situacoes pobres em estimulos? suscitou-me uma dúvida, qual seja, um cego de nascença poderia ter uma memória fotográfica?

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