O Ciclotron e o PET


A parte mais difícil e sofisticada da instalação PET é o ciclotron. Esta é uma máquina usada para produzir os radioisótopos (elementos químicos radioativos) , que são usados para sintetizar os radiofármacos (as substâncias que serão usadas na realidade para fazer a imagem do cérebro ).

[modelo de ciclotron RDS da CTI]O ciclotron é um acelerador de particulas nucleares subatomicas. Ele produz uma grande quantidade de prótons (particulas pesadas com uma carga elétrica positiva) e coloca-os em movimento a uma taxa acelerada ao longo de uma órbita circular, dentro de uma câmara controlada por campos eletromagnéticos poderosos alternantes. Assim, as partículas ganham energia e são esmagadas/colididas contra um alvo a uma velocidade quase igual a da luz. Os atomos, em uma substância colocada neste alvo, são transformadas pelo seu bombardeamento em isotopos instáveis e radioativas , por meio de uma reação nuclear.

[Ciclotron]Existem muitos isótopos radioativos que podem ser produzidos no ciclotron. De modo a usá-los no equipamento PET para obter imagens do corpo, eles precisam:

Este é o motivo porque muitas das instalações PET do mundo tem o ciclotron bem ao lado do tomógrafo PET. É uma verdadeira corrida contra o relógio, pois assim que o radioisótopo é obtido, restam poucos minutos para sintetizar o radiofármaco e injetá-lo no paciente, de modo que o PET e o ciclotron não devem estar muito distantes um do outro.

O ciclotron de marca RDS, fabricado pela empresa CTI, do grupo multinacional Siemens, e que é mostrado na figura superior, é um dos mais usados em centros de PET no mundo. Ele incorpora um terminal de computador, que é usado para controlar o fluxo de produção, e uma unidade de biosíntese. que tem diversos tipos de aparelhos especializados para realizar as sínteses químicas dos radiofármacos.

Créditos das imagens: The Crump Institute for Biological Imaging, Department of Pharmacology, University of California at Los Angeles. The Center for Positron Emission Tomography, State University of New York at Buffalo, USA


De: A Tomografia PET: Uma Nova Janela Para o Cérebro
Por: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Em: Cérebro & Mente, Março 1997.