Uma Análise Frenológica de Rasputin (1869-1917)

Por Paul Bouts ("Psycognomia")

Gregory Yefimovich Rasputin foi um notável intrigante na corte do Tsar da Rússia. Manipulador astuto e desavergonhado, ele estendeu sua influência a todos os níveis de poder. Passando por um papa ortodoxo [sic], ele conseguiu o apelido de "o demônio sagrado". Entretanto, mesmo um diagnóstico frenológico superficial não seria suficiente para desmascarar a maldade inata e a verdadeira personalidade deste impostor...

Orelha com eixo largo (1) significa uma forte energia dinâmica (destruição), que também é refletida em uma forte energia vital. As circuntâncias trágicas da morte de Rasputin ilustram isto: após ter resistido a fortes doses de veneno, ele foi baleado várias vezes pelo princípe Yussupov, antes de ser assassinado.

Fronte mais larga e protusa (5): faculdades perceptivas bem desenvolvidas, mente prática limitada a uma tangível realidade. Se o crânio se torna mais estreito em relação ao topo, faculdades como idealismo (2) e espiritualidade (3) são notavelmente ausentes. Tipo inferior sem aspirações nobres.

Parte posterior e superior da cabeça extremamente estreita: as faculdades da consciência e cautela são muito fracas. Então: uma pessoa audaciosa, inescrupulosa, sem qualquer consciência. Parte superior da cabeça muito alta (4): auto-estima, reforçada por forte firmeza.

Crânio com formato ogival (pontudo): ausência de aspirações mais altas, tipo inferior. Deve se tomar cuidado quando quer que se entra em contato com indivíduos que exibem esta configuração craniana ! Crânio estreito e parte posterior alta: assim como no eixo maior da orelha são fortes indicadores de crânios humanóides pré-históricos.


De: "Frenologia: A  história da localização Cerebral"
Por:
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Em:
Cérebro & Mente, março, 1997.