Esta é uma condição algo peculiar, em que os o sistemas sensoriais de uma pessoa se interconectam entre si. Por exemplo, uma pessoa com sinestesia pode ver cores quando ouve um som, ou pode sentir o gosto das palavras. A estimulação de um sentido, ao que parece, causa uma estimulação imprópria de outro. A forma mais comum de sinestesia é quando as pessoas vêem ou ouvem palavras em cores. Esta condição afeta aproximadamente uma em cada 25 000 pessoas e é encontrada mais geralmente nas mulheres do que em homens. Existem mais indivíduos canhotos entre o sinestésicos do que na população em geral, embora não seja claro o significado disso. Frequentemente o sinestésico tem uma memória excepcional, e uma tendência a ter experiências 'psíquicas' incomuns. No entanto, costuma ter problemas com a matemática ou com a orientação espacial.
Ninguém sabe realmente o que acontece no cérebro de um sinestésico. Uma das explicações propostas é que a região do cérebro que recebe normalmente a informação proveniente do sistema auditivo também recebe informação do sistema visual. Uma técnica de neuroimagem funcional denominada PET, que faz uma imagem do fluxo de sangue marcado com elementos radiativos nas regiões ativas do cérebro, mostrou que as áreas do córtex que recebem normalmente a informação dos olhos são ativadas também quando a pessoa ouve um som. Isto sugere que existe fiação cruzada no cérebro.
Outros investigadores discutem, entretanto, que esta é uma noção demasiado simples e que o sistema limbico (o centro da emoção no cérebro) é que é diferente nos sinestésicos. Sua teoria é que o sistema limbico (que se encontra diretamente abaixo do córtex) coleta fragmentos de memória obtidos de várias partes do cérebro e junta-os para produzir uma memória completa. Normalmente nós não somos conscientes deste processo mas talvez o sinestésico o seja. Isto pode explicar porque a informação sensorial imprópria aparece em sua mente.
A esquerda: Este padrão de teste indica facilmente
se uma pessoa sinestésica é capaz de enxergar números em cores. Se você conseguir enxergar
um triângulo formado por números dois em vermelho, você é sinestésico. Um desenho feito por um sinestésico, mostrando como ele vê o som de um cachorro latindo (Fonte: Dr. Richard E. Cytowic |
Uma coisa é certa, os sinestésicos não acham que sua habilidade incomum seja uma desvantagem. A maioria deles, certamente, sente pena de todos nós que vivemos em um mundo tão incolor.
Para Saber Mais
Chudler,: Synesthesia. Neuroscience for Kids.
Cytowic, R.E.: Synesthesia:
Phenomenology And Neuropsychology. A Review of Current Knowledge. Psyche, 2(10), July 1995
Cytowic, R.E.: The Man Who Tasted Shapes. Cambridge, MA: The
MIT Press, 1998.
Publicado com a permissão da editora. Tradução e
adaptação: Renato M.E. Sabbatini, PhD
Imagem: capa do livro de Richard E.
Cytowic.
Copyright 2003 ScienceNet
Todos os direitos reservados. Proibida qualquer forma de reprodução
Revista Cérebro
& Mente
Uma realização do Núcleo
de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Publicado em 25.Mai.2003